Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Recife inicia construção de nova USF Mais no Vasco da Gama

Unidade ampliará atendimento, terá sete equipes de saúde da família e beneficiará mais de 21 mil pessoas

Há 11 horas — Por Robson Júnior

Imagem sem texto alternativo.
Foto: Edson Holanda/PCR—

A Prefeitura do Recife, em parceria com o Governo Federal, deu início nesta segunda-feira (29) à construção da nova sede do Centro de Saúde Iná Rosa Borges, que será transformado em USF Mais no bairro do Vasco da Gama, na Zona Norte da capital. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito João Campos, ao lado da secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, marcando o início da superestrutura da obra, já que a fundação está pronta.

Com investimento de R$ 3,38 milhões, financiados pelo Novo PAC, a unidade de porte IV contará com dois pavimentos em um terreno de 768 m², abrigando uma estrutura moderna, acessível e equipada para ampliar os serviços de saúde da região. O prazo de entrega está previsto para junho de 2026.

“Essa obra vai garantir sete equipes de saúde da família atuando aqui, com organização de primeira, qualidade e acessibilidade para atender mais de 21 mil pessoas. É uma peça dentro de um plano estratégico maior para incrementar a saúde da nossa cidade”, afirmou João Campos.

Atualmente, o serviço funciona em um modelo antigo, com 984 consultas mensais. Após a inauguração, a capacidade mais que dobrará, chegando a 2.422 consultas por mês, incluindo atendimento médico, odontológico e de enfermagem, além de visitas domiciliares, pré-natal, vacinação, exames e acompanhamento de hipertensão e diabetes.

A secretária Luciana Albuquerque destacou que a nova estrutura trará farmácia ampliada, recepção climatizada, auditório para capacitações e salas específicas para atividades coletivas. “O maior ganho será a implantação da Estratégia de Saúde da Família, ampliando o vínculo entre usuários e profissionais e oferecendo um cuidado integral à população”, disse.

A obra faz parte do plano de expansão da Atenção Básica iniciado em 2023, que já elevou a cobertura de 59,4% para 80% do território recifense, com a entrega de 61 USF Mais e 89 novas equipes. No Distrito Sanitário VII, onde está localizada a unidade, já foram implantadas oito USF Mais.

Para moradores como Shirley da Silva, mãe solo de duas crianças, a obra traz esperança. “Estou muito feliz, principalmente porque minha filha, que tem autismo, estava na fila aguardando atendimento psicológico. Eu sei que vai melhorar muito para a gente”, afirmou.

Talvez você goste