Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

Conteúdo patrocinadoVitória das Alegorias
O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Secretaria da Mulher de Caruaru encerra 2025 com avanços históricos

Ano foi marcado por políticas estruturantes, ações de impacto social e protagonismo do município no debate nacional sobre cuidado e enfrentamento à violência de gênero.

Há 53 dias — Por Robson Júnior

Imagem sem texto alternativo.
Foto: Divulgação

A Secretaria da Mulher de Caruaru (SEMU) encerra o ano de 2025 com um balanço marcado por conquistas estruturantes, ações de impacto social e reconhecimento nacional. Ao longo do ano, a pasta consolidou políticas públicas voltadas à autonomia das mulheres, ao enfrentamento à violência de gênero e à valorização do cuidado como eixo estratégico de desenvolvimento social.


Entre os destaques da gestão, estão grandes eventos que mobilizaram a cidade e ampliaram o debate público sobre direitos das mulheres. O Estação Mulher, realizado no mês de março, reuniu ações culturais, formações e atividades de saúde e cidadania. A V Conferência Municipal da Mulher, realizada no Dia da Mulher Negra, e o I Congresso do Agreste de Enfrentamento à Violência de Gênero, que contou com mais de 600 participantes e mais de 80 trabalhos inscritos, fortaleceram o diálogo institucional e a produção de conhecimento sobre o tema.


A SEMU também marcou presença nos principais eventos do calendário cultural da cidade, como o São João, o Pré-Carnaval e o Motofest. Nessas ocasiões, foram promovidas campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher e a Feira da Mulher Empreendedora, ampliando a visibilidade das políticas públicas e incentivando a autonomia econômica feminina.


Um dos marcos de 2025 foi a inauguração da primeira Lavanderia Pública Municipal do Brasil financiada com recursos do Ministério das Mulheres. O equipamento integra um projeto piloto nacional da Política de Cuidados e projetou Caruaru como referência no tema. A iniciativa ganhou destaque na Conferência Nacional de Política para Mulheres e na Solenidade de Instalação dos Comitês Estratégicos e Gestor do Plano Nacional de Cuidados – Brasil que Cuida, além de outros eventos de alcance nacional.


Pelo histórico de pioneirismo, Caruaru passou a integrar a construção de um protocolo de gênero internacional, promovido pela Rede Mercocidades e pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos. No espaço, o município apresentou boas práticas relacionadas à política de cuidados, fortalecendo sua atuação em redes nacionais e internacionais. A estrutura de atendimento às mulheres também foi ampliada com novos equipamentos, veículos e parcerias institucionais.


Iniciativas como o NIOJ, o programa Maria da Penha vai às Escolas, a Feira da Mulher Empreendedora, ações de qualificação profissional e políticas de cuidado e acolhimento ampliaram o alcance das ações da secretaria. As políticas chegaram a mulheres da zona urbana, rural e quilombola, consolidando Caruaru como referência nacional em políticas públicas voltadas às mulheres.


Talvez você goste