Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Serra Talhada intensifica ações do Outubro Rosa

Prefeitura oferece mais de 300 atendimentos especializados em saúde da mulher na Policlínica Municipal, priorizando diagnóstico precoce.

Há 13 horas — Por Robson Júnior

Imagem sem texto alternativo.
Foto: Secom—

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um grande mutirão de atendimentos no último sábado (11/10) na Policlínica Municipal, focado na saúde da mulher. A ação, que faz parte da programação do Outubro Rosa mês dedicado à conscientização e combate ao câncer de mama e de colo de útero, somou mais de 300 procedimentos, incluindo mamografias, ultrassonografias, exames preventivos (citológicos) e consultas com ginecologista.

A secretária de Saúde, Lisbeth Rosa, destacou que o município está ampliando o número de procedimentos para suprir a alta demanda. Ela ressaltou o esforço da gestão em oferecer mamografias, um exame cuja competência é do Governo do Estado, mas cuja oferta tem se mostrado insuficiente diante da necessidade da população local. A intensificação desses serviços visa garantir o acesso das mulheres ao diagnóstico precoce e a um cuidado humanizado e preventivo.

A prefeita Márcia Conrado reforçou o compromisso da administração municipal em cuidar da saúde das mulheres serra-talhadenses. Ela classificou o Outubro Rosa como um momento de "mobilização e acolhimento" e garantiu que a Prefeitura seguirá investindo para expandir os atendimentos, consultas e ações educativas que são essenciais para salvar vidas e fortalecer a rede municipal de saúde.

Durante a jornada de sábado, foram realizados 34 ultrassonografias de mamas, 48 ultrassonografias transvaginais e pélvicas, 22 consultas ginecológicas e 16 exames citológicos, além de atendimentos no odontomóvel. A programação incluiu também palestras, sorteio de brindes e testagens. A Secretaria de Saúde informou que os casos que necessitarem de punção após a ultrassonografia mamária terão o atendimento especializado garantido via Estado. A meta é atender mais de 500 mulheres até o final de outubro.

Talvez você goste