
Durante evento com empresários nesta segunda-feira (18), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu uma postura pragmática na relação comercial com os Estados Unidos, afetada pelo “tarifaço” imposto pelo governo Trump. Segundo ele, o presidente americano busca “vitórias” em negociações, e o Brasil deve oferecer algo em troca para conseguir a retirada das tarifas.
Tarcísio criticou o impacto das medidas sobre setores importantes da economia paulista, como Embraer, pneus, máquinas e o agronegócio, ressaltando que ações emergenciais do Estado, como linhas de crédito subsidiado, são apenas paliativas. “Tarifa não protege ninguém. Fecha o mercado, desestimula produtividade e investimento”, afirmou.
O governador lembrou que países como México, Japão e União Europeia já avançaram na reversão das tarifas e defendeu que o Brasil também precisa agir rápido para não ficar para trás. Ele destacou ainda os investimentos de empresas brasileiras nos EUA como um “sinal de confiança” a ser usado nas negociações.
“É assim que todo bom negociante faz: coloca algo na mesa e pede algo em troca. A economia americana é 15 vezes maior que a nossa”, concluiu.