Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Governo Federal aciona alerta após casos de intoxicação por metanol em São Paulo

Dez pessoas já foram diagnosticadas; três mortes confirmadas. Situação é inédita e preocupa autoridades

Há 8 horas — Por Robson Júnior

Imagem sem texto alternativo.
Foto: Reprodução redes sociais —

O Ministério da Saúde confirmou, nesta segunda-feira (29), o décimo caso de intoxicação por metanol em São Paulo, com três óbitos registrados até o final do dia. A situação levou o Governo Federal a convocar uma reunião extraordinária do Comitê Técnico do Sistema de Alerta Rápido (SAR), que reuniu representantes de vários ministérios e órgãos de fiscalização.

Segundo o governo, os casos apresentam um padrão inédito, já que as intoxicações por metanol eram antes associadas a pessoas em situação de rua ou consumo de álcool adulterado em postos de gasolina. Agora, os pacientes relataram ingestão de bebidas destiladas em bares e ambientes sociais como gin, whisky e vodka ampliando a preocupação com a comercialização irregular de bebidas.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) deve emitir alertas aos Procons de todo o país, enquanto o Ministério da Agricultura e Pecuária prepara ações de fiscalização. Já o Ministério da Saúde determinou que toda a rede de urgência e emergência siga protocolos de notificação e atendimento rápido em casos suspeitos.

A coletiva marcada para esta terça-feira (30), com os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça), Alexandre Padilha (Saúde) e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, deve detalhar o plano de ação federal. “É importante que quem apresente sintomas procure imediatamente um serviço de emergência. A demora no atendimento aumenta a chance de morte”, destacou a nota oficial.

Os sintomas da intoxicação incluem visão turva, cegueira, náuseas, vômitos, dor abdominal e sudorese. O governo orienta que contatos de pacientes intoxicados também busquem avaliação médica preventiva.

Talvez você goste