Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

Rosa Amorim apresenta projetos sobre justiça climática e prevenção de desastres e representa Pernambuco na COP30

Deputada propõe políticas voltadas à comunicação de riscos nas escolas e aos impactos da crise climática na vida de meninas e mulheres

Há 8 horas — Por Robson Júnior

Imagem sem texto alternativo.
Foto: Vinicius Rodrigues—

Com o mundo voltado para o Brasil por conta da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que começa nesta segunda-feira (10), a deputada estadual Rosa Amorim (PT) apresentou três projetos de lei na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) voltados à justiça climática e à prevenção de desastres.

O PL nº 3521/2025 institui a Política Estadual de Comunicação de Riscos e Prevenção de Desastres no Ambiente Escolar, com diretrizes para a criação de alertas e planos de segurança em instituições de ensino. Já o PL nº 3524/2025 cria o Dia Estadual para a Ação Climática e Combate ao Racismo Ambiental, celebrado em 28 de maio. O terceiro projeto, PL nº 3507/2025, propõe o mapeamento e divulgação de dados sobre os impactos da crise climática na vida de meninas e mulheres em Pernambuco.

“Cuidar do meio ambiente é também cuidar do nosso povo, que vem sofrendo com o avanço da crise climática. É nosso papel trabalhar para que a legislação avance e seja cumprida”, afirmou Rosa. As propostas foram apresentadas em coautoria com a deputada Dani Portela (PSOL) e integram a ação nacional “Mulheres pela Justiça Climática”, promovida pela comunidade MEL – Mulheres em Luta e pelo Instituto E Se Fosse Você, idealizados por Manuela d’Ávila.

A deputada também representará Pernambuco na COP30, em Belém (PA), entre os dias 12 e 16 de novembro. Rosa participará do debate “Cidades que cuidam: Mulheres Parlamentares pela Adaptação Climática Urbana”, no dia 12, às 13h30, na Zona Azul do Pavilhão da Open Society Foundation.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal da Alepe, Rosa Amorim tem se destacado em pautas ambientais, como o combate à privatização das praias e a defesa da APA Aldeia-Beberibe.

Talvez você goste