Tamandaré Web 100% Jesus

Portal de notícias da Rádio Tamandaré

O plano odontológico do povo de Deus, clique no banner para saber mais informações.

STF pode decidir nesta segunda sobre futuro de Bolsonaro

Brasília aguarda decisão de Alexandre de Moraes sobre Jair Bolsonaro. O ministro pode transformar a prisão domiciliar em preventiva, mas a medida estaria ligada a uma nova investigação por obstrução de justiça, envolvendo também Eduardo Bolsonaro e Silas Malafaia. O processo do 8 de janeiro, por sua vez, será julgado em 2 de setembro.

Há 3 dias — Por Robson Júnior

Imagem sem texto alternativo.
Foto: Reprodução redes sociais —

A expectativa em Brasília nesta segunda-feira (25) é sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a respeito das medidas cautelares aplicadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Entre as possibilidades está a conversão da atual prisão domiciliar em prisão preventiva, o que aumentaria a pressão sobre o ex-mandatário.

A defesa de Bolsonaro apresentou seus argumentos na última sexta-feira (22), e Moraes encaminhou o caso à Procuradoria-Geral da República, seguindo o rito antes de qualquer decisão. O ponto central não está no processo do 8 de janeiro que já tem julgamento marcado para 2 de setembro, mas sim em uma nova investigação por obstrução de justiça, que também envolve o deputado Eduardo Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia.

O jurista e professor da USP Pierpaolo Bottini destacou que a preocupação do STF é dupla: a possível repetição de condutas que o tribunal considera criminosas e o risco de fuga do ex-presidente. Ele também acredita que o processo do 8 de janeiro terá uma resolução mais rápida, já que envolve um réu preso, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid.

Já a operação que atinge Eduardo Bolsonaro e Silas Malafaia, deflagrada recentemente, ainda está em fase inicial e deve demorar mais a ter um desfecho. Para Bottini, o cenário complica o retorno de Eduardo ao Brasil, que poderia enfrentar medidas cautelares ao desembarcar.

Talvez você goste